References in periodicals archive ?
Coliformes Coliformes Análises a 35[degré]C a 45[degré]C microbiológicas * (NMP [g.
Escherichia coli, por sua vez, pertence ao grupo das bactérias coliformes, é empregada como indicadora de poluição de origem fecal desde 1892 (Reinhardt, 1984).
Com vistas à segurança alimentar, o presente trabalho buscou analisar marcas de chá de capim-limão, em relação à qualidade microbiológica e físico-química, pela avaliação do número mais provável de bactérias coliformes a 35[degré]C e de coliformes a 45[degré]C, pelas pesquisas de Escherichia coli e de Salmonella sp.
Após a colheita, as amostras foram transportadas e acondicionadas à temperatura ambiente até o laboratório da disciplina de Saúde Pública da Universidade Federal do Paraná, onde foram analisadas, levando em consideração: a) o número mais provável de coliformes a 35[degré]C e de coliformes a 45[degré]C; b) pesquisa de Escherichia coli; c) pesquisa de Salmonella sp.
2007), a incidencia de Aeromonas em doencas humanas pode ser subestimada, pois nao existem marcas evidentes e as colonias podem ser facilmente confundidas com Pseudomonas ou coliformes e descartadas como tais.
Diante do exposto e dada a importancia desses microrganismos e sua distribuicao, avaliaram-se aguas minerais acondicionadas em embalagens plasticas de 20 L, comercializadas na regiao metropolitana de Recife, Estado do Pernambuco, no tocante a contaminacao por bacterias heterotroficas, coliformes, Pseudomonas spp.
O Numero Mais Provavel (NMP) de coliformes totais e termotolerantes foi determinado segundo a tecnica dos tubos multiplos, tambem citado no Standard Methods (APHA, 2005).
Foi verificada a presenca de bacterias do grupo coliformes totais em 46 amostras (38,33%), enquanto os coliformes termotolerantes estavam presentes em 12 amostras (10,00%), que as qualificaram como improprias para o consumo segundo a legislacao (BRASIL, 2005b).
A fim de isolar e identificar Coliformes a 45[degrees]C, para cada tubo de diluicao (3) com Agua Peptonada esteril, utilizou-se o repasse de 1 mL para tres tubos contendo CL e tubos de Durham invertidos.
Destas amostras, nenhuma apresentou contaminacao pelos microrganismos entericos patogenicos: Salmonella, Coliformes a 45[degrees]C e Staphylococcus coagulase positiva, de acordo com as analises microbiologicas realizadas, e segundo os padroes microbiologicos determinados pela Anvisa (2001).
Alem disso, a presenca de Coliformes fecais, do ponto de vista sanitario, funciona como um indicador importante, capaz de evidenciar maior probabilidade de que o alimento tenha entrado em contato com material de origem fecal, indicando, com maior precisao, a possivel presenca de patogenos entericos (SILVA et al.
By using a BCPL and medium Schubert tubes at 44[degrees]C for 24 h of incubation, when adding the Kovak's reagent it appears a red ring which confirm the presence of fecal coliformes E-Coli bacteria.